A RÁDIO

A Rádio FAAP foi inaugurada em março de 2005 em fase de testes , e em setembro daquele ano, a emissora on-line passou a contar com uma programação variada que está no ar 24 horas por dia e é produzida por sua própria equipe. Entre profissionais contratados, estagiários e colaboradores, a Rádio FAAP soma em seus quadros mais de 15 pessoas, que trabalham para manter uma grade de programação que coloca no ar 10 atrações, entre semanais, quinzenais, mensais e módulos.

Criada juntamente com a TV FAAP para ser uma emissora corporativa que integra alunos, professores e funcionários da Fundação Armando Alvares Penteado, a Rádio FAAP tem ainda a missão de ser uma opção via Internet em cultura, educação e entretenimento. Sendo assim, a emissora de rádio da Fundação só poderia oferecer o conteúdo que a Rádio FAAP oferece: programação variada estruturada emmúsica popular brasileira da melhor qualidade, música internacional, rock, jazz e blues, música independente, além do foco em cultura e atualidades em geral, com destaque para artes e espetáculos, gastronomia, literatura, moda e comportamento. A emissora leva também aos ouvintes-internautas divulgação e promoção dos acontecimentos da Fundação Armando Alvares Penteado, com transmissão de palestras, eventos, encontros e projetos experimentais de alunos.

Desde a estreia da programação própria em setembro de 2005, a Rádio FAAP já contou com a participação de importantes nomes do cenário artístico e cultural brasileiro como: Silvio de Abreu, Manoel Carlos, Alcides Nogueira, Marília Gabriela, Lauro César Muniz, Lilia Cabral, Maria Adelaide Amaral, Jair Rodrigues, Fernando Bonassi, Roberto Menescal, Miucha, Diogo Vilella, André Midani, Sérgio Ferrara, Eduardo Tolentino, Danilo Caymmi, Marcos Caruso, Serginho Groismann, Zezé Polessa, Maitê Proença, Denise Del Vecchio, Fernanda Porto, Teresa Cristina, Roberta Sá, Arthur Dapieve, Gal Oppido, Marcelo Tas, Regina Echeverria, Marco Ricca, Gilda Mattoso, Mônica Salmaso, Nelson Ayres, Esther Hamburguer, entre muitos outros. Isso sem falar de Leonardo Miggiorin, que de entrevistado passou a apresentador da Rádio FAAP, estando à frente do programa “BOCA DE CENA”, atração sobre artes cênicas levada ao ar entre agosto e dezembro de 2007. Em tão pouco tempo no ar, em maio de 2007, o programa “INDEPENDÊNCIA OU MORTE!”, da Rádio FAAP, foi indicado ao Prêmio Toddy de Música Independente, ficando em sétimo lugar entre 20, recebendo mais de 430 votos.

O programa “RETRATO URBANO” abriu um espaço para que a cultura urbana pudesse entrar na web, com dicas sobre saúde pública, música, tecnologia, reportagens especiais e um apanhado da agenda cultural com o que há de melhor e mais acessível no entretenimento da capital paulista. Ainda faltava uma atração esportiva na grade de programação da emissora, e em junho de 2012, estreia o programa “Por dentro do Jogo” que rapidamente ganha mais espaço e nome novo “NO TEMPO DO JOGO”. A qualidade da Rádio FAAP também pode ser comprovada com as indicações que recebeu em sites internacionais de países como França, Polônia e Estados Unidos, que se referem à nossa emissora como “opção em rádio cultural e educativa do Brasil”.

Já a cultura alternativa tem espaço na emissora com as atrações "RÁDIO ZINE" e "ZINE LIVE", trazendo aos estúdios da Rádio FAAP artistas independentes, produtores culturais, formadores de opinião e outros agentes artísticos sem muita visibilidade comercial. Justamente por causa deste ímpeto em prol da cultura que a Rádio FAAP foi premiada em 2011 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria melhor Web Rádio do ano.

VOLTAR
Untitled Document